07/06/2012

Plantar tomateiros


Os tomateiros pertencem à Família das Solanáceas, tal com as beringelas, as batatas os pimentos e outras plantas. São sensíveis a várias doenças fúngicas e bacterianas. Por isso há que ter certos cuidados quando da plantação.

  • Devem ser plantados em canteiros elevados com um rego a separá-los para se poder fazer a rega sem molhar a planta. Regar as folhas é meio caminho para apanharem doença como o míldio.
  • Quando se estão a plantar deve-se ter o máximo cuidado para não traumatizar a planta, pois qualquer pequeno corte pode ser a porta de entrada para o veículo da doença.
  • É claro que uma terra bem estrumada e à qual se junta matéria de compostagem vai ser óptima para o seu desenvolvimento.
  • A orientação das fileiras deve ser norte-sul pois os nossos ventos predominantes são nessa direcção e assim não há lugar a ar confinado que pode propiciar o aparecimento de doenças.
  • As plantas devem ficar afastadas umas das outras para que quando se desenvolverem haja espaço suficiente.
  • Deve-se mudar o local da plantação de ano para ano, pois muitos esporos de fungos permanecem na terra e podem infectar os tomateiros no ano seguinte.

Apesar de todos estes cuidados, ainda assim, muitas vezes temos que usar produto químico para  os tratar.

Este ano plantei menos tomateiros pois no ano passado a produção foi tal que ainda tenho muitos congelados na arca. A plantação já é um pouco tardia, mas o tempo também não esteve bom antes.
Tive que comprar as plantinhas pois os que semeei, não sei porquê, não se desenvolveram.

Não sei quais as variedades, mas plantei alguns redondos de trepar, outros redondos rasteiros e outros chucha. Estou para ver o que isto vai dar...

Plantar tomateiros

Plantar tomateiros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...