23/05/2012

Colher favas por método biológico


Está na altura de colher favas. As vagens já estão cheias e se se deixam por apanhar, ficam duras. No entanto, há alguns truques que se podem fazer para aproveitar ao máximo o azoto que as plantas fixaram na raiz.
Todas as leguminosas como as favas, o feijão, as ervilhas, o grão, etc., têm como característica, fixarem azoto que retiram à atmosfera, na raiz. Por isso, a sua cultura é considerada benéfica para enriquecer os terrenos em azoto, de uma maneira saudável. No entanto, se arrancarmos a planta quando estamos a colher as vagens, as raízes ficam a nu e se não forem enterradas com alguma brevidade, o azoto liberta-se novamente para a atmosfera com o processo de decomposição. Assim, o melhor mesmo é cortar os caules da planta e deixar a raiz na terra. Se não revolvermos o terreno em seguida, o azoto fica no solo, contribuindo para a adubação biológica.

Faveira cortada e com favas

Faveira cortada

Faveira com favas


Os alhos estão bons para colher!

É altura de apanhar os alhos. Quando começam a ficar com as folhas mais externas amarelecidas, estão bons para colher. Devem-se arrancar sem puxar a planta, para não traumatizar o bolbo. Podem-se levantar com a ajuda de um sacho. Depois, tenho por hábito cortar logo a rama cerca de 4cm acima do bolbo e pô-los ao sol durante uns dias, para secarem e se conservarem melhor.
Pode não se cortar a rama e secar para depois os poder entrançar. Em algumas variedades isto não é possível pois têm um caule duro e parte ao tentar entrelaçar.
Estes alhos são da variedade rosa e este ano desenvolveram-se muito bem. Foi uma óptima colheita!

Alhos prontos para colher

Alhos colhidos

Alhos prontos para secar

Falta pouco para colher as cebolas

As cebolas de dias curtos (variedade "Babosa") formaram bolbo grande num instante. Estão mesmo bonitas! Se continuar a chover, têm que se ir vigiando, para não apodrecerem na terra com a água a mais. Já tive que arrancar algumas e pô-las a secar nas abertas.

Cebolas de dias curtos ("Babosa") com bolbo

Cebolas de dias curtos ("Babosa") com bolbo


Os coentros já estão a espigar!

Em 3 semanas, os coentros desenvolveram-se com tal rapidez, que já estão a começar a espigar. Esta cultura é assim. As plantas desenvolvem-se rapidamente e então se estiver temperatura mais elevada, acontece com maior brevidade. A solução é ir semeando os coentros várias vezes ao longo do ano, mas com maior frequência na Primavera e Verão, quando o tempo aquece mais.
Vou ter que fazer rapidamente novo alfobre!

Coentros a espigar

As courgettes já estão a desenvolver-se

É impressionante como em 2 semanas e meia, as plantas se desenvolveram! Este tempo de chuva alternando com calor foi óptimo para elas. Já estão em flôr e já começam a desenhar-se os primeiros frutos. É importante a partir de agora que se o tempo começar a aquecer, não se reguem por cima das folhas, para não adoecerem.  A rega tem que ser feita nos sulcos entre os tabuleiros mais elevados onde estão plantadas. 

Courgettes a começar a crescer

Rabanetes quase bons para apanhar

Mais uma semana e já há rabanetes bons para a salada!
Basta mais ou menos um mês após a sementeira, para termos rabanetes prontos para colher. As plantas desenvolvem-se com muita rapidez e também rapidamente a cabeça se torna fibrosa e imprópria para consumo. Por isso devem-se semear com regularidade e em pequena quantidade.

Alfobre de rabanetes

Rabanete a crescer


As nabiças já nasceram!

Há 2 semanas e meia, semeei nabiças. Logo passada 1 semana começaram a nascer. Agora já se vêem melhor! Espero em breve fazer uma sopa delas!

Alfobre de nabiças

17/05/2012

Romãzeira (Punica granatum)

A romãzeira que me ofereceram há 2 anos tem crescido muito. Estava num vaso pequeno e agora foi mudada para um maior. Vai ficar ao sol para ver se já dá flôr este ano (espero...). Fica um arbusto muito bonito, adquirindo as folhas uma tonalidade amarela no Outono que fica muito bem no jardim. Os frutos peculiares dão-lhe um aspecto diferente. Adoro romãs!

Romãzeira (Punica granatum)
Romãzeira antes (há 2 anos)


10/05/2012

Grelos de couve

Os grelos já deram as últimas. Estão todos com a flôr aberta. Acabou-se o arroz de espigos para grande pena minha!

Flores de couve

Cebolas em flôr

As cebolas que plantei no Inverno estão a começar a dar flôr. Podem-se ir apanhando as plantas e usar na totalidade (bolbo, folhas e haste floral). Ficam uns cozinhados óptimos e diferentes. Se deixarmos a flôr abrir, o bolbo vai ficando mais pequeno e fibroso e já quase não dá para comer.

Cebolas em flôr (cebola variedade Babosa)

Os alhos já estão em flôr

Os alhos já estão a espigar. Cortei as hastes florais para confeccionar alguns pratos que ficaram deliciosos. Para os americados, a flôr do alho é uma iguaria. Até fazem conserva! De facto dá um sabor peculiar ao prato não propriamente sabor intenso a alho mas muito agradável.

Alhos em flôr

Couves

As couves cresceram imenso. Já apanhei algumas folhas da tronchuda para sopa. Estão mesmo bonitas!

Couves tronchudas e couves penca

Couves lombarda

Agrião alénois (agrião de jardim) (Lepidium sativum)

O agrião que semeei há cerca de um mês, já cresceu o suficiente para colher. Fiz uma sopa óptima com agrião e abóbora. Se deixarmos as plantas desenvolverem-se muito, é mais difícil colher as folhas. Este agrião também fica bem em saladas. Como tem um sabor picante, basta uma pequena quantidade.

Agrião alénois  (Lepidium sativum)

Rucula cultivata

Já colhi folhas de rucula cultivata daqui. As plantinhas cresceram muito rapidamente e ficaram prontas para apanhar em mais ou menos um mês. Como está à sombra de uma árvore espero que não espiguem muito depressa. Quando jovens, as folhas são menos picantes e mais saborosas. Se a planta começa a dar flôr, ficam com sabor mais intenso e picante.

Rucula cultivata

Rucula selvatica

Esta é a rúcula selvatica. Desde que fiz um alfobre há alguns anos desta planta e o deixei espigar, vão nascendo novas plantas dispersas pela horta. Tento não as arrancar e vou colhendo as folhas para a salada. Esta espécie tem um sabor mais picante do que o da rucula cultivata. Se colhermos as folhas e guardarmos no frigorífico de um dia para o outro, perdem um pouco o sabor picante intenso e ficam mais agradáveis para comer.

Rucula selvatica

Sementeira de rabanetes

Os rabanetes desenvolvem-se muito depressa. Por este motivo, devem-se fazer sementeiras pequenas para não se estragarem. Fiz esta sementeira tentando não pôr muitas sementes, para as plantas ficarem espaçadas. Vamos ver depois se fui bem sucedida.

Sementeira de rabanetes

09/05/2012

Salva em flôr

A salva (ou sálvia) já está em flôr!

Salva (ou sálvia) em flôr

Produção de alfaces e couves para toda a estação

Comprei estas plantas de alface e couves para transplantar. Se ao longo das semanas formos pondo novas plantas, garantimos a produção faseada para a época toda. As alfaces de folha lisa que plantei em Março já se podem começar a comer. Tem um desenvolvimento mais rápido que as de folha frisada verdes. As de folha frisada vermelha ainda demoram mais uma ou duas semanas a maturação.

Podemos fazer o mesmo com as couves de repolho. Tentar fazer a plantação com intervalos de algumas semanas, garante que não ficam todas prontas a apanhar na mesma altura.

Plantinhas de alface e couve


Alfaces folha frisada verde e roxa, alfaces de folha lisa

Alface de folha lisa



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...