28/11/2012

Doença dos nabos greleiros e nabiças

Detectei recentemente que as folhas dos meus nabos greleiros foram atacadas por uma doença.
Não é a primeira vez que isto acontece. No Verão, as nabiças também já tinham apresentado este aspecto.

Pesquisei na internet, mas todas as imagens e descrições de doenças dos nabos que vi, não coincidem com o aspecto desta.

Na minha modesta opinião de leiga no assunto, parece-me tratar-se de uma infestação de cochonilhas.
Detectam-se na página inferior da folha, em aglomeratos de pequenos cículos esbranquiçadas de aproximadamente 1-1,5mm de diâmeto, muito ligeiramente sobre-elevados e que provocam descoloração visível na página superior da folha no local onde se concentram. As folhas mais antigas, são as mais atacadas.

Não sei se esta chuva teve influência, mas no Verão, as nabiças também eram regadas e tiveram o mesmo problema.

Doenças dos nabos greleiros e nabiças


20/11/2012

Hortelã e Menta

Apesar do tempo mais frio e chuvoso que se tem feito sentir, a hortelã e a menta estão com um aspecto óptimo. Completaram o seu ciclo no Verão, dando flor e secando.
Agora, estão a rebentar de novo.

São plantas invasivas e se não as estivermos sempre a arrancar nos canteiros da horta, ou as circundarmos com uma lâmina de plástico, como as que se usam nos canteiros com relva, invadem tudo. 
Neste caso, interessa-me que as raízes estejam livres, pois como estão próximo dos canteiros onde estão os alhos franceses e onde irei colocar as cebolas e os alhos, irão afugentam os ratos com o seu aroma intenso. 

Hortelã


Menta


14/11/2012

Os Physalis já estão novamente em flor!

Ainda em Setembro tinha apanhado os frutos e agora as plantas já estão novamente cheias de flores!
Ainda bem que guardei sementes! Para semear na Primavera.

Já conseguimos identificar melhor a espécie. Pela flôr, pela haste floral e pelo formato do capuz, pode-se concluir com algum rigor, tratarem-se de espécimes de Physalis peruviana.
Enfim, é um preciosismo, mas quem gosta mesmo de plantas, gosta de saber estas coisas...

A Physalis angulata é a espécie mais cultivada no Brasil. A P. peruviana é originária também da América do Sul (Perú, Colômbia, Chile) e foi introduzida na Europa, em Inglaterra no séc XVIII.

Physalis peruviana

Surpresa na horta


Às vezes, passeando pela horta encontramos algumas surpresas. Desta vez, fui ver como estava uma zona mais remota da horta e deparei-me com uma cebola esquecida, no sítio onde tinham estado até ao Verão. Com a chuva e o tempo ameno, voltou a ficar com rama verde pojante.

Tive que a arrancar, para cortar as ervas e poder cavar o terreno. Mas nada se desperdiça! Deu um arroz excelente que fez as delícias lá de casa!

Cebola esquecida

10/11/2012

Morangueiros em flor em Novembro!

Estes morangueiros que comprei no Inverno passado estão-me a surpreender.
Nesta altura do ano ainda com tanta flor! Não escrevi qual era a variedade e agora era importante para poder adquirir mais. Vou ter que estar atenta à loja onde os comprei, para ver se aparecem mais à venda. Pode ser que reconheça o nome.

Entretanto, alguns também começaram a dar guias, com filhotes na ponta que estão a ficar bem enraizados.
Vou aproveitar todos os que puder, para ver se pelo menos duplico a quantidade de plantas (eram só 6...) e poupo alguns euros!

Morangueiro em flor em Novembro!

Morangueiro (à direita) emitiu uma guia (vermelha) com filho na ponta (à esquerda) que já enraizou


08/11/2012

Nabos "Globo roxo 60 dias"

Os nabos variedade "Golbo roxo 60 dias" que semeei em Setembro, já estão a formar cabeça. Realmente esta variedade desenvolve-se rapidamente e tem muito bom sabor. Com esta chuvinha, as lesmas e os caracóis minúsculos estão a fazer alguns buracos nas folhas.

Nabos "globo roxo 60 dias" em desenvolvimento

Plantar bolbos de cebolas para desenvolver rama

Resolvi pôr alguns bolbos de cebolas já desenvolvidas na terra, para voltarem a ganhar raízes e desenvolverem folhas. Podem-se usar depois em saladas, arroz e outros cozinhados, durante o Inverno e substituir a cebola em alguns casos. Mais uma maneira de poupar, numa altura em que as nossas cebolas ou já se gastaram, ou já espigaram!

Bolbos de cebola


Bolbos de cebola

Alfobre de nabiças

O alfobre de nabiças que fiz há 2 semanas já nasceu. Há algumas zonas que não ficaram bem distribuídas e talvez no próximo fim-de-semana volte a semear nesses locais.

Alfobre de nabiças



Couves de nabo e de grelos

Há 3 semanas encontrei plantas de couve de nabo e de couve de grelos à venda. Nunca tinha experimentado a cultivar estas variedades e comprei algumas.

Não conhecia a designação couve de grelos, mas a couve de nabo sim. Já tinha procurado semente, mas o que encontrei e não sei se será o mesmo, foi semente de "Nabicol" (em espanhol), na Agriloja. No ano passado semeei e tive boa produção de folhas, mas sinceramente, não me parece a clássica couve de nabo.
Estou ansiosa para ver o que é que estas dão!

Couves de nabo


Couves de grelos

Sementeiras de agrião e rabanetes

Prosseguindo nas sementeiras, também semeei agrião da terra ou de jardim de duas espécies: Barbarea verna e outra designada no pacote por agrião terra, mas com o mesmo aspecto do agrião de água. Tenho que depois ver a planta para descobrir a espécie.
Os rabanetes (variedade temporão de França - raiz comprida, cilíndrica) foram semeados ao lado.

Sementeira de agrião e rabanetes
Sementeira de agrião terra
Deixei ficar a salsa que tinha nascido na borda do canteiro. Está bem desenvolvida!

Sementeiras de cebolas e cebolinho

Uma das coisas que também fiz no fim-de-semana foi semear as cebolas do cedo (temporãs), variedade Babosa temporã. Fiz a sementeira num tabuleiro que tem uma tampa de plástico transparente para manter uma temperatura mais elevada e coloquei debaixo de um alpendre virado a Sul.

As sementes de cebola perdem com rapidez o poder germinativo. Já tinha feito isto no início de Outubro, usando um pacote de sementes que tinha sobrado do ano passado e embora tivesse validade até 2014, não nasceu nada. As sementes que comprei agora foram colhidas em 2102 portanto espero que nasçam!

Quanto ao cebolinho, este ano experimentei a semear directamente na terra num intervalo livre entre as outras plantas aromáticas. Está protegido pelas plantas que o rodeiam, em local abrigado. Espero que nasça!

Cebolinhas de Primavera

O fim-de-semana passado foi bem aproveitado. Deu para fazer muitas coisas na horta e no jardim! Isto de mudarem a hora é que estraga tudo! Parece que depois de almoço já vai acabar o dia... Enfim temos que nos adaptar.

Uma das coisas que fiz, foi esvaziar o travesseiro onde tinha as cebolinhas de Primavera, para voltar a semear novamente. Algumas destas plantas tinham dado flor e quando secou, cortei para aproveitar a semente.

Tive pena de deitar fora as plantas que sobraram e resolvi pô-las na terra, no sítio onde tinha colhido as sementes dos rabanetes (há que ir rodando as plantações!). Este é um local abrigado, virado a Sul, para ficarem mais protegidas do mau tempo do Inverno.

Voltei a encher de terra de compostagem e estrume o travesseiro  e semeei novamente. Espero ainda ir a tempo. No ano passado tinha feito isto em final de Setembro. Vamos ver se o frio não estraga tudo.

Cebolinhas de Primavera



07/11/2012

Sementes de rabanetes

Hastes com sementes de rabanetes

Sobraram alguns rabanetes dos que semeei na Primavera. As plantas completaram o seu ciclo natural até ao fim, dando grandes hastes vagens cheias de sementes. 
Curiosamente, a vagem onde se encontram as sementes é bastante resistente, pois tem aguentado a chuva das últimas semanas estoicamente, sem se desfazer ou abrir. 

Ao toque é mole, adivinhando-se as sementes em bolinhas lá dentro. Resolvi apanhá-las e guardar num grande alguidar, para secarem e depois abrir uma a uma as vagens e aproveitar a semente.

Os pacotes de sementes de rabanetes não trazem muitas e se estivermos sempre a semear, acaba por no final tudo somado, ficar dispendioso.


Hastes com sementes de rabanetes


Pimenteiros em flor em Novembro!

Realmente está tudo mudado. Os meus pimenteiros ainda têm fruto e por incrível que pareça estão cheios de flor! O tempo tem estado ameno, mas mesmo assim... Como comprei as plantinhas não sei qual a variedade.    Poderá ser uma variedade que prolongue o seu período produtivo...
Estou ansiosa para ver os desenvolvimentos e vou guardar algumas sementes para semear no próximo ano!

Pimentos em Novembro!

Pimenteiros em flor em Novembro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...