29/07/2013

Beldroegas (Portulaca oleracea)

Nesta altura do ano, as beldroegas (Portulaca oleracea) abundam na horta. É uma planta espontânea, que se expande rapidamente, dada a grande quantidade de sementes, ganhando rapidamente território, às culturas.
Mas afinal nem tudo está perdido. Estas pequenas e suculentas plantas, são comestíveis e ricas em omega 3 e outros nutrientes.

Antigamente eram amplamente consumidas pois não custavam nada. Esse hábito quase se perdeu, à excepção do Alentejo, onde se continuam a fazer pratos típicos com esta iguaria, nomeadamente a sopa de beldroegas. Actualmente o seu consumo está a ser recuperado, em saladas, salteada ou em sopas, particularmente na cozinha gourmet.

Experimentei fazer uma sopa com elas e fiquei espantada. São deliciosas!

Beldroegas (Portulaca oleracea)



3 comentários:

  1. Bom dia

    Se me puder ajudar agradeço

    As Beldroegas existem de várias qualidade ou só um tipo, digo isto, porque no meu quintal tenho umas ervas com o aspecto que aparece na foto, mas que passado alguns dias ficam altas e de folhas largas, o que poderá ser.

    obrigado.

    Vítor

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Após ver este post, gostaria que me ajudasse a esclarecer uma dúvida.
    Existe apenas uma tipo de beldroegas ou mais. Pergunto isto, e perdoe-me a ignorância, tenho uma erva no meu quintal, igual a esta foto, mas está assim poucos dias, ou seja, mantem-se assim rastejante e depois vai crescendo na vertical e as folhas tornam-se mais largas e recortadas, parece outra planta diferente.

    O que poderá ser.

    Agradeço o seu esclarecimento.

    Mónica Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada pelos comentários e peço desculpa de só agora responder, pois tenho estado de férias.
      A erva do vosso quintal parece, outra planta diferente. As folhas das beldroegas não ficam recortadas e os ramos só crescem na vertical se tiverem outras plantas ao lado a fazer sombra.
      Cps

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...