13/11/2013

Fim-de-semana de Outono nas sementeiras

No início do Outono, é tempo de voltar aos trabalhos na horta.

A preparação das sementeiras de cebolinhas de Primavera é feita a partir do final de Agosto e até o tempo estar ameno. Em Setembro semeei o primeiro travesseiro (que já nasceu entretanto). Como estas cebolinhas são óptimas nas saladas e em outras preparações culinárias, achei que um só travesseiro era pouco e voltei a semear mais um, em final de Outubro. Desta vez, pus um pouco de areia por cima da semente, por conselho de uma vizinha, que diz que "o cebolo gosta assim". O certo é que já nasceu e melhor que o primeiro.
Esse fim-de-semana foi das sementeiras!

Como os ratos abundam na horta e comem as beterrabas, desta vez vou tentar enganá-los e preparei também 2 travesseiros compridos com terra de compostagem, para deixar nascer as ervas, antes de transplantar beterrabas e assim lhes trocar as voltas!

Noutro grupo de recipientes, semeei as beterrabas em cuvetes, alfaces, couve chinesa Granat e bróculo Romanesco. Num vaso cebolinho e em tabuleiros semeei cebolas Babosa (do cedo), roxa Morada de Amposta, e Branca de Lisboa. Finalmente, também um tabuleiro com flores!... Já um pouco tarde mas já estão a nascer (amores perfeitos, goivos e calêndulas).

Cebolinhas de Primavera ao fundo

Cebolinhas de Primavera - sementeira

Travesseiros compridos preparados para as beterrabas (à direita)

Sementeiras

2 comentários:

  1. Quem semeia há-de recolher. Eu não tenho grande sorte (ou jeito) para isso, por isso, prefiro comprar já as plantinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também, só que muitas vezes não encontro as espécies e/ou variedades que pretendo.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...