30/09/2013

Couve roxa

A couve roxa é uma variedade de repolho muito usada em saladas, cortada fininha, tem um sabor um pouco picante e de côr muito agradável. Já fiz também cozida em leite e em sopa e ficam excelentes.
No ano passado a plantação não tinha sido bem sucedida, pois não formou repolho. Desta vez, parece que estão a gostar das condições. Plantadas em Junho, já estão a começar a formar cabeça.

Couve roxa a formar repolho

Couve roxa (as mesmas plantas estavam assim em Julho)

26/09/2013

Abóboras: quando apanhar

As abóboras que nasceram pelo quintal ficaram bem grandes. A maioria, resultou de hibridação entre as várias variedades que tenho por hábito cultivar. Estas, parecem-me um cruzamento entre courgette e abóbora porqueira, tendo em atenção o porte e conformação que a planta foi adquirindo e os frutos.
Falta pouco para a colheita! Os pés das abóboras ainda estão verdes, por isso vou deixar mais uns dias. Quando estiverem secos, é a altura certa.

Afinal a colheita total até se está a compôr, mas mantenho: devem ficar bem afastadas, para produzir algo que se veja!

Abóboras quase boas para apanhar

25/09/2013

Setembro: plantar couves para o Inverno

Este mês, plantei as couves para o Inverno. Preparar o terreno, cavar e retirar as ervas, juntar guano e terra de compostagem e finalmente, plantar as couves. Um talhão cada fim-de-semana e já estão todas. Comprando as plantas nos hortos é mais rápido, para quem não tem muito tempo disponível.
Plantei couve lombarda, couve roxa, couve coração de boi, couve bacalã, couve de brócolos e couve flor.
Entretanto, como não há à venda plantas, semeei couve de bróculo Romanesco e couve chinesa Granat.
Essas ainda estão muito pequenas para transplantar.

Preparar terreno para plantar couves

Preparar terreno para plantar couves

Couves compradas no horto para plantar

Canteiro de couves transplantadas há uma semana

18/09/2013

Nogueira (Juglans regia)

A nogueira (Juglans regia) é uma planta da família Juglandaceae e da Ordem Fagales ou seja a mesma da faia, do vidoeiro, do castanheiro e do carvalho.
É uma árvore de folha caduca, originária do Sudoeste Asiático e Mediterrâneo Oriental. Foi trazida para a península pelos romanos e adaptou-se muito bem. De copa larga, pode atingir uma altura de 30 metros.
Dela se colhem as nozes que são nada mais que as sementes, através das quais se reproduz.
A madeira tem um elevado valor comercial.

Nesta altura do ano, os frutos estão quase a amadurecer e a abrir para libertar a noz. Este vai ser um bom ano de produção. É altura de cortar as ervas debaixo das nogueiras para facilitar a visualização dos frutos e das nozes que vão caindo no chão. Os esquilos não tardarão a aparecer para se deliciarem com este pitéu!

Nogueira (Juglans regia) - frutos

Nogueira (Juglans regia) - frutos

09/09/2013

Aneto ou endro (Anethum graveolens)

O aneto ou endro (Anethum graveolens) é uma erva aromática da Família Apiaceae (Umbelliferae) a mesma da salsa, da cenoura, dos coentros, do funcho, do aipo e de outras plantas, umas comestíveis, outras altamente venenosas.
Tem um sabor inconfundível e quando pequena, lembra o funcho. É muito usada para aromatizar salmão, batatas, saladas, sopas e pickles, nomeadamente de pepino. Os países onde é mais usado são a Noruega, a Suécia, a Finlândia, a Polónia, a Alemanha, a Rússia, a Ucrânia, a Bulgária e na Ásia Central.

As suas folhas delicadas podem ser usadas verdes ou secas. Deve ser usado fresco, pois perde o sabor rapidamente, se cozinhado. As sementes são usadas como especiaria e têm um aroma semelhante a cominhos. 

Prefere zonas expostas ao Sol. Atrai muitos insectos bons para algumas plantas e é um bom companheiro na horta para os pepinos, mas não para os tomates e as cenouras.
(fonte Wikipedia)

Encontrei sementes à venda no Leroy Merlin e comprei logo para semear na horta. Já tinha experimentado fresco num desses países e adorado o sabor, mas nunca tinha encontrado sementes para cultivo.
A coisa correu bem e já pude experimentar em vários pratos. É de facto excelente! De notar que com o calor que tem estado, rapidamente dá uma haste floral na ponta que eu tenho cortado (na tentativa de manter a planta mais tempo). Entretanto, já semeei mais um canteiro pequeno, para não parar o fornecimento à cozinha...Estamos fãs...

Aneto ou endro (Anethum graveolens)

Aneto ou endro (Anethum graveolens)

04/09/2013

Pêras no pomar

Este ano, é ano de pêras e maçãs. As árvores estão carregadas de fruta. A pêra Rocha não falta no quintal e já a provei. Como não trato a fruta com pesticidas, lá vai aparecendo algum bicho. No entanto, tenho-me deliciado a apanhá-las e a comê-las directamente da árvore. Realmente, o sabor é diferente, para melhor!

Esta pêra é um ex libris português, com origem em Sintra e actualmente produzida em grandes quantidades no Oeste. É mais um cartão de visita de excelente qualidade no exterior.

Pêra Rocha
Tenho outra variedade de pêra, que têm a casca parda, mas não sei qual o nome. O que é facto, é que é também deliciosa e já está boa para comer! Lembro-me de em criança dizerem que ajudava à polinização da pêra Rocha e por isso há tantas no pomar...

Pêra de casca parda

03/09/2013

Congelar pimentos para o Inverno

Este ano, os pimentos estão a produzir bem. É a primeira vez que tenho dos amarelos e não ficam nada mal na horta! A produção excedentária vai para a arca frigorífica, depois de lavada, mas sem abrir os frutos. Assim é garantia de não transmitir cheiro a pimento à arca. Durante o ano, podem-se ir consumindo, até para grelhar!
Já cheguei à conclusão que não são necessários muitos pés, para um consumo normal de 2 ou 3 pessoas. Há que racionalizar. Cada vez mais restrinjo as quantidades de cada vegetal na horta, de modo a ter sempre fartura, mas sem estragar.



02/09/2013

Descobrir as abóboras na horta

Adoro o aspecto das abóboras na horta e depois vê-las armazenadas todas juntas num colorido caloroso e apelativo!
Há cerca de 2 semanas tinham este aspecto lindo e era descobri-las por entre a folhagem!
Já colhi algumas. As que foram ficando com o pé do fruto seco. E depois é colocá-las em lugar seco, para se conservarem até ao final do Inverno, de acordo com as suas características.

Abóboras menina e porqueira
Abóboras rouge vif 'Étampes
Abóboras menina e híbrido de butternut e menina ao centro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...