30/10/2013

A colheita das nozes

De Setembro a Outubro, as nozes começam a cair das nogueiras. Mais cedo ou mais tarde, consoante a variedade. É muito bonito ver esta evolução. A casca e a polpa do fruto da nogueira começam a estalar, retraem-se e deixam ver a noz que entretanto, liberta, cai. Depois, é só apanhar e secar ao sol. Se esquecemos alguma, com grande probabilidade irá germinar e nascer uma pequena nogueira.
Um chuvada ajuda a abrirem e caírem mais depressa.
Há que ter algum cuidado para as mãos não ficarem pintadas com os sucos dos frutos. Aconselho vivamente o uso de luvas...

Fruto da nogueira quando inicia o processo que culmina com a libertação da noz.

Noz ainda agarrada ao fruto, quase a cair.

Nozes caídas da árvore, no chão. A chuva ajudou.

21/10/2013

Cebolinho chinês (Allium tuberosum)

Este ano, adquiri este vaso de alho aromático que surpreendentemente, veio dar uma contribuição enorme nos cozinhados. 
O alho aromático, ou cebolinho chinês (Allium tuberosum ou A. ramosum, de acordo com os a.a.), é um parente muito próximo do cebolinho, da cebola e do alho. Pertencem todos ao mesmo género Allium, Família Alliaceae.
A planta é oriunda da Ásia, onde é muito usada na culinária.
É uma planta bolbosa, com folhas verdes estreitas, compridas e achatadas, que podem atingir os 70 cm, com sabor mais próximo do alho do que do cebolinho, mas não tão intenso.
As folhas são usadas como tempero em saladas, omeletes, massas e outros pratos.
Semeia-se na Primavera e no Outono, gostando de meia sombra, sem sol directo. Prefere solo húmido, mas não encharcado e não resiste ao frio, nem à geada. Deve-se cortar com tesoura  e o corte regular, tal como com o cebolinho, estimula o crescimento da planta.

Cebolinho chinês (Allium tuberosum)

14/10/2013

Mentha x piperita "Chocolate" (Hortelã Chocolate)

As plantas do género Mentha, têm grande facilidade em formar híbridos. Do cruzamento entre a Mentha aquatica e a Mentha spicata surge a Mentha x piperita, vulgo hortelã-pimenta.

Existem vários cultivares desta planta um deles, a Mentha x piperita "Chocolate".

Já tinha ouvido falar dela e finalmente encontrei à venda.
Comprei logo um exemplar. Mudei para um vaso maior e coloquei em meia sombra. Adorou o sítio e está a desenvolver-se muito bem. As folhas ficaram um pouco mais escuras e os caules também.

Esta Mentha tem um cheiro e sabor completamente diferente da hortelã-pimenta. Parece mesmo chocolate "After-eight". Uma delícia! Usada em sobremesas e sumos, fica excelente!

Propaga-se por rizomas, não se devendo usar a semente para esse fim, pois se houver outras plantas do género Mentha por perto, certo é que sairão híbridos!

Mentha x piperita "Chocolate" (Hortelã Chocolate)

Mentha x piperita "Chocolate" (Hortelã Chocolate)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...