29/11/2013

Estufins improvisados

Com a chegada do frio, muitos vegetais ressentem-se e deixam de crescer com a rapidez que gostaríamos. É o caso das alfaces. Gostam de temperaturas amenas para se desenvolverem bem. 

Tinha plantado algumas alfaces no início de Outubro, no canteiro onde também estão cebolas do cedo (temporãs). As alfaces e as cebolas dão-se muito bem, perto umas das outras. Como havia algumas falhas nas cebolas, plantei nesses espaços.

O frio chegou e começaram a sofrer. Decidi experimentar fazer uns estufins com garrafões de água vazios, aos quais cortei o fundo com uma faca afiada.
Depois, foi só espetar uma vara ao lado de cada alface e enfiar o garrafão, tendo o cuidado de não danificar a alface.

Quando a noite começa a cair, aparecem pequenas gotas de condensação no interior, denotando a diferença de temperatura entre o interior e o exterior do garrafão.
Espero que elas gostem e cresçam bem!

Estufins improvisados com garrafões de água para as alfaces (início de Novembro)

Estufim improvisado para alface

Alfaces e cebolas, convivem muito bem em proximidade (alfaces plantadas no início de Outubro)

18/11/2013

Ervilhas "Doces de Provença"

Este ano, resolvi semear ervilhas anãs em final de Setembro, com o fito de ter ainda uma colheita antes do Inverno.
O facto é que em meados de Outubro, já tinham flôr!
Este fim-de-semana ainda não estavam boas para colher.
Gosto de semear estas ervilhas, pois não necessitam de estacas de sustentação. Semeadas em carreiras com intervalos que dê para pôr o pé e as poder mondar, favorece também o desenvolvimento sem doenças, pois permite o arejamento das plantas. Semeio sempre em carreiras orientadas Norte/Sul, a direcção do vento predominante, também para facilitar o arejo das plantas.

Agora é altura de semear, para a colheita do início da Primavera. As favas já estão semeadas no canteiro desde há 1 semana!

Ervilhas  "Doces de Provença" em flôr

Repolhos de couve roxa

Os repolhos de couve roxa, começaram a fazer as delícias à mesa desde meio de Outubro. Alguns começaram a estalar e comecei a usá-los nos cozinhados e nas saladas com frequência. Ficam lindos na horta! O truque é plantar poucas plantas de cada vez, em intervalos de tempo de cerca de 1 mês para termos sempre para apanhar.

Frescos, cortados fino numa salada, ficam deliciosos!

Repolhos de couve roxa

Repolho de couve roxa a começar a estalar

13/11/2013

Fim-de-semana de Outono nas sementeiras

No início do Outono, é tempo de voltar aos trabalhos na horta.

A preparação das sementeiras de cebolinhas de Primavera é feita a partir do final de Agosto e até o tempo estar ameno. Em Setembro semeei o primeiro travesseiro (que já nasceu entretanto). Como estas cebolinhas são óptimas nas saladas e em outras preparações culinárias, achei que um só travesseiro era pouco e voltei a semear mais um, em final de Outubro. Desta vez, pus um pouco de areia por cima da semente, por conselho de uma vizinha, que diz que "o cebolo gosta assim". O certo é que já nasceu e melhor que o primeiro.
Esse fim-de-semana foi das sementeiras!

Como os ratos abundam na horta e comem as beterrabas, desta vez vou tentar enganá-los e preparei também 2 travesseiros compridos com terra de compostagem, para deixar nascer as ervas, antes de transplantar beterrabas e assim lhes trocar as voltas!

Noutro grupo de recipientes, semeei as beterrabas em cuvetes, alfaces, couve chinesa Granat e bróculo Romanesco. Num vaso cebolinho e em tabuleiros semeei cebolas Babosa (do cedo), roxa Morada de Amposta, e Branca de Lisboa. Finalmente, também um tabuleiro com flores!... Já um pouco tarde mas já estão a nascer (amores perfeitos, goivos e calêndulas).

Cebolinhas de Primavera ao fundo

Cebolinhas de Primavera - sementeira

Travesseiros compridos preparados para as beterrabas (à direita)

Sementeiras
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...