14/04/2014

Tomateiros e pimenteiros novos

Este ano, quando o tempo começou a aquecer em Março, vi plantas de tomateiros (coração de boi de trepar, redondo rasteiro e redondo de trepar) e pimenteiros vermelhos à venda e resolvi experimentar a plantar mais cedo do que é habitual (lá para final de Abril ou início de Maio). Resguardei-os da descida da temperatura da noite com estufins improvisados de garrafões de água e de alguma chuva que depois acabou por vir.
Têm estado a aguentar-se e até já tirei os garrafões durante o pico de calor.

Entretanto, semeei mais alguns tomates cereja vermelhos e amarelos, mas para colocar longe destes.
É que os tomateiros cereja e chucha, tenho por experiência, serem mais sensíveis às doenças e depois contagiam os outros.

Como não encontrei à venda pimenteiros amarelos, também semeei com sementes colhidas de um pimento que comprei no supermercado. Espero que não seja um pimento oriundo de uma planta F1 (híbridos), senão posso não ter sorte nenhuma e não serem amarelos!
Até vai ser interessante ver o resultado.

Tomateiros acabados de plantar (23-3-2014) e resguardados em estufim improvisado

Pimenteiros acabados de plantar (23-3-2014) e resguardados em estufim improvisado

07/04/2014

Abrunheiro vermelho

Este ano, o abrunheiro do jardim, encheu-se de flôr. Ainda restavam algumas neste fim-de-semana, mas a maior parte já tinha perdido as pétalas e já se viam abrunhos minúsculos. O tempo parece estar a melhorar, o que é promissor, para não os fazer cair. Este abrunheiro é dos vermelhos, nascido de caroço. Nunca foi enxertado, cresceu livremente e tornou-se uma árvore grande, que dá uma sombra muito agradável no Verão. Os abrunhos, vêm por acréscimo. São vermelho-escuro, pequenos e doces.

Abrunheiro vermelho

03/04/2014

2º Aniversário do Blog






Tem sido muito divertido e gratificante ir construindo este blog. Espero poder continuar. Agradeço a todos os seguidores e visitantes o contributo que têm dado.

02/04/2014

Grelos de couve - como prolongar a produção

Ainda há grelos nesta altura do ano!
Na minha zona chamamos grelos, noutras regiões espigos.

Este ano as couves deram bons grelos e ainda se mantêm produtivas. Tenho-me deliciado, particularmente com estes das couves tronchudas, que tal como as folhas da couve, também têm caules grandes, grossos, tenros e muito saborosos.
Nem todas as variedades de couve têm grelos idênticos a estes. Os das couves Galela são mais finos e tenros apenas na ponta, os das couves Bacalã frisada têm caule muito curto e são igualmente tenros, etc.

É necessário tempo frio, para as couves iniciarem a produção de grelos.
Para manter a produção mais tempo, devem-se ir apanhando, na totalidade, pois isso estimula o crescimento de mais hastes. Não esquecer que os grelos, vão dar flores e por fim semente. Ou seja, a planta quer reproduzir-se e fará o possível para que isso aconteça.
A Natureza é um espanto!

Grelos de couve tronchuda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...